
PASSARELA DO SAMBA
SAMBÓDROMO 1984
Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 10/02/1984. teve as suas obras iniciadas 4 meses antes, no dia 17/10/1983.
Para atender a este exíguo prazo de tempo, as frentes de trabalho funcionaram 24 horas por dia, sem folga nos finais de semana, em 3 turnos se revezando ininterruptamente.
Excepcionalmente, foi feito um ajuste, intermediado pela Justiça do Trabalho, entre o SINDUSCON-RJ e o SINTRACONST-RJ, para que só houvesse paralização nos dias 25/12 e 01/01/84.
A obra foi dividida entre 3 construtoras, sendo 2 consideradas "estrangeiras" pelo Sindicato dos Empreiteiros do Estado do Rio de Janeiro, a CBPO, paulista, e a MENDES JR, mineira. O representante carioca foi o consórcio UFC - União Fluminense de Construtores, formado pelas construtoras cariocas ERCO, COTEPA, EREVAN, ESUSA, CARIOCA ENGENHARIA E CONSTRUTORA PRESIDENTE S/A.

Inicio do estaqueamento dos pilares de sustentação das arquibancadas do setor 13

Fundações dos pilares do setor 13

Arquibancada já praticamente pronta

Inicio do estaqueamento dos pilares de sustentação das arquibancadas do setor 13
Coube a UFC a execução dos setores 06 e 13. arquibancadas e escolas, e a urbanização geral da Passarela do Samba.
Diferentemente da construção da arquibancada do setor 01, identica as dos setores 06 e 13, o consórcio, optou por uma solução "nova" na época, para a construção dos pilares e vigas principais das arquibancadas. Esta solução foram as "mesas voadoras", plataformas móveis, fixadas à própria estrutura, que eliminaram os escoramentos metálicos tradicionalmente utilizados, e que foram usados pela CBPO no setor 01.
As vigas principais, foram moldadas no chão, ao lado dos pilares e içadas por guindastes de grande porte 70ton., eliminando os escoramentos que seriam necessários no caso de moldagem local.
Desta forma, as obras realizadas pela UFC foram mais limpas e rápidas, sendo muito elogiadas pela fiscalização do Estado na época.
Fiz a coordenação e o gerenciamento das obras do Setor 13, construído pela Construtora Presidente S/A, tendo sob minha responsabilidade 4 engenheiros e 2 arquitetas, além de técnicos e estagiários.
O setor 13 ficou pronto com quase 30 dias de antecedência, inclusive a escola existente abaixo da arquibancada.
As fotos são amadoras, e antigas, já com 30 anos, e não se encontram em boa qualidade, mas dá uma boa idéia de como foi a construção e também como se construía na época, sem muita segurança do trabalho. com operários de chinelos e sem camisa. São fotos de época, com certeza.